Das dificuldades de aprendizagem ao Desenvolvimento Social

Instituto Apoio Social (IAS) surgiu em 2004, reunindo pais de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, ampliou os serviços prestados e foi formalizado em 2006.
Instituto Apoio Social (IAS) surgiu em 2004, reunindo pais de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, ampliou os serviços prestados e foi formalizado em 2006.
O Instituto Apoio Social (IAS), de Araçatuba, surgiu oficialmente no dia 23/12/2006, para atuar nas áreas da educação, assistência social e saúde, desenvolvendo e executando projetos, programas, cursos, seminários, oficinas, capacitações e palestras. Trabalha também na defesa de direitos, apoiando, orientando e encaminhando aos equipamentos públicos pertinentes famílias que têm problemas com suas crianças e adolescentes.
Na área da assistência social, o IAS já executou projetos em 28 municípios da região, sendo 15 em 2014. O instituto capacitou profissionais, prestou serviços de elaboração e assessoramento de projetos sociais, e desenvolveu atividades próprias do serviço de assistência, como atendimento de grupos de convivência e fortalecimento de vínculos para todas as faixas etárias e medidas socioeducativas.
Já desenvolveu, em dez municípios da região, dois projetos sobre prevenção ao uso de substâncias químicas, aprovados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA/SP). Também realizou projetos junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), assim como capacitou e fez o acompanhamento técnico de 16 profissionais que trabalharam na última edição do projeto Vem pra Rede de Araçatuba.

O início

O grupo que deu origem ao IAS reuniu-se pela primeira vez em 2004, por iniciativa da terapeuta ocupacional Denise Riani Rodrigues, que tratava de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem. A troca de experiências e conhecimento evoluiu para palestras e minicursos direcionados a educadores. Com o aumento significativo da demanda e das responsabilidades do grupo, assim como a percepção da necessidade de ampliação dos serviços que contribuíssem com o desenvolvimento de crianças e adolescentes, houve a necessidade de se constituir como pessoa jurídica, o Instituto Apoio Social.
Desde o seu início formal, o IAS está articulado com a Rede de Proteção Social, conectando as famílias atendidas com equipamentos de Assistência Social, Educação, Saúde e Cultura.

Qualificações

Em 2007, o IAS conquistou a qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que permite à entidade estabelecer termos de parceria com entidades públicas. Para ampliar a possibilidade de prestação de serviços junto ao poder público, em 2014 a entidade foi qualificada também como Organização Social (OS). Anteriormente às qualificações, os serviços prestados para prefeituras foram contratados mediante participação em processos licitatórios e de qualificação técnica.
O IAS conta com equipe altamente capacitada para o desenvolvimento de projetos sociais. A entidade está à disposição de entidades públicas e privadas para a execução de programas, palestras, seminários, cursos etc. O IAS também conta com acervo de aproximadamente 40 títulos de palestras, em DVDs, para serem adquiridos, nas áreas de desenvolvimento social, educação, saúde, criança e adolescente.
O Instituto Apoio Social está sediado na rua Osvaldo Cruz, 01, 9º andar, sala 95, do edifício Vidal, no Centro de Araçatuba. Os telefones são (18) 3301-3823 e (18) 3621-7789, site www.institutoapoiosocial.org.br e e-mail institutoapoiosocial@hotmail.com.

Endereço

Rua Osvaldo Cruz, 01
9º andar - Centro
Araçatuba/SP
Rua Humaita, 589 - Vila Mendonça
Araçatuba/SP - CEP: 16015-090
Fone (18) 3304.7123 - 3304.7124