Na Mídia

O Instituto Apoio Social (IAS) promoveu ontem, sábado (11), o seminário Práticas Educacionais Humanistas, no campus da Unip – Universidade Paulista de Araçatuba. O evento reuniu 300 pessoas, entre professores, universitários e profissionais da área de serviço social para debater as práticas humanistas na educação.

O seminário contou com apoio da Coordenadoria Educacional da Associação Brasil SGI (BSGI), que também apresentou dois projetos de educação humanista Soka desenvolvidos em Araçatuba.

A coordenadora pedagógica do Programa Magia da Leitura, professora Andréa Luciane Anastácio Mian, explicou que a filosofia do Sistema Educacional Soka visa à capacitação das pessoas para edificar vidas criativas genuinamente felizes, por meio do desenvolvimento e aprofundamento de sua humanidade, em vez de baseá-la simplesmente na realização de desejos.

“A visão do fundador do sistema Soka de ensino, Daisaku Ikeda, a tarefa da educação é, fundamentalmente, assegurar que o conhecimento sirva para promover a causa da felicidade humana e da paz”, explicou Andréa.

A professora Adriana Canuto apresentou outro projeto desenvolvido pela BSGI em Araçatuba, o POPE – Programa de Orientação para Pais e Estudantes.

“O programa é específico para orientar os pais e estudantes que têm dificuldades no processo de aprendizagem, com apoio de todo um corpo docente formado por profissionais das áreas da psicologia, pedagogia, licenciaturas e bacharelados”.

A supervisora de ensino da Secretaria de Educação de Birigui, Andrea Ramos Oliveira, apresentou no seminário um de seus projetos, baseado no livro “Honrar a Criança”.

Por fim, o seminário se encerrou com a apresentação da professora Mariane Savioli, que representou a Secretaria de Educação de Araçatuba, através do Serviço de Educação Especial Inclusiva do Município.

O tema foi “Atendimento Educacional Especializado: Uma proposta educacional humana para o desenvolvimento de alunos com deficiência”, assunto extremamente importante e que foi, inclusive, o tema da redação do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio do último domingo. Os participantes do seminário doaram um quilo de alimento não perecível e as doações serão entregues amanhã para a Associação Jessé.

Fonte Portal LR1 -
https://lr1.com.br/2017/11/12/seminario-reune-300-profissionais-de-educacao-e-assistencia-social/

 
 
 
 
 
 
 

Novo vídeo - IAS

Acompanhe os vídeos publicados em nosso canal do Youtube.

 

Endereço

Rua Osvaldo Cruz, 01
9º andar - Centro
Araçatuba/SP
Rua Humaita, 589 - Vila Mendonça
Araçatuba/SP - CEP: 16015-090
Fone (18) 3304.7123 - 3304.7124